Simpósio Internacional Mudanças Climáticas e Recursos Genéticos

  • Standard
  • 11 jun 2015
  • 0 Comments
  • admin

No final do ano, acontece em Paris a grande conferência mundial do meio ambiente, chamada COP 21, cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020, substituindo o Protocolo de Kyoto, de 1997.

Antecipando-se a esta discussão, será realizado nos dias 17 e 18 de agosto de 2015 no auditório do Fórum Norte da Ilha, ao lado do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em Florianópolis/SC, o Simpósio Internacional Mudanças Climáticas e Recursos Genéticos: regulamentação jurídica na COP21.

O evento integra o projeto “Mais Ciência – Plataforma Digital, Eventos Jurídicos e Inovação”, da Fundação Boiteux – FUNJAB, órgão de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina ligado ao Centro de Ciências Jurídicas – CCJ.

O simpósio que vai trazer a Florianópolis especialistas de renome nacional e internacional para debater um tema de interesse global é organizado pelo Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/UFSC), coordenado pela professora da UFSC Cristiane Derani.

Constam da programação a apresentação de artigos científicos, conferências, seminários e debates sobre mudanças climáticas e recursos genéticos, e sua regulamentação no campo jurídico. Entre os palestrantes estarão presentes os professores Catherine Tinker (Pace Law-EUA), Jorge E. Viñuales (Cambridge-Inglaterra), Cristiane Derani (CCJ/UFSC), José Rubens Morato Leite (CCJ/UFSC), Rogério Silva Portanova (CCJ/UFSC), Miguel Pedro Guerra (CCA/UFSC), Andréa Souza Santos (Fundo Verde-UFRJ/PBMC), André Soares Oliveira (UFGRS/UFSC), Evaristo Eduardo Miranda (EMBRAPA/GITE), Juliana Santilli (MPDFT/IEB/ISA), Ozorio J. M. Fonseca (UEA) e Rosa Míriam de Vasconcelos (EMBRAPA/CGEN).

Aos participantes será concedido certificado de 16 horas aula. Serão recebidos trabalhos científicos para a apresentação na forma de comunicação acadêmica no dia 18 de agosto. Os melhores trabalhos serão, a critério do Comitê Científico, posteriormente selecionados para publicação no formato de e-book. O prazo final para submissão de artigos é dia 31 de julho.

Organização

Organizador do evento, o grupo de estudos formado no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC dedica-se à organização de discussões acadêmicas e produções científicas, com enfoque interdisciplinar, sobre os temas meio ambiente e economia no âmbito do direito internacional.

O EMAE atua em três linhas de pesquisa principais: direito, meio ambiente e ecologia política; meio ambiente, conflitos e sociedade; e globalização, regionalismo e atores das relações internacionais.

Também compõe a atuação do grupo a realização de congressos e seminários com a participação de convidados de renome nacional e internacional; Orientações de mestrado e doutorado; Participação em encontros oficiais relacionados à temática; Divulgação dos resultados do grupo em trabalhos de documentários e utilização de mídia apropriada ao sujeito sem a formação jurídica.

Mais informações

* Os interessados em receber o certificado de 16 h/a devem se inscrever no link: http://goo.gl/forms/yis7Rcfsuh
* Confirme sua presença no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/972612252773346/
* Site: http://mcti.funjab.ufsc.br e http://emae.ufsc.br
* Telefone FUNJAB: (48) 3721-9655
* Dúvidas e inscrição de trabalhos no e-mail: ufsc.emae@gmail.com
Programação
Dia 17 de Agosto de 2015
8h30min – Credenciamento e inscrições
9h – Mesa de Abertura
– Profa. Dra. Cristiane Derani
– Prof. Dr. Luis Carlos Cancellier de Olivo (Diretor CCJ)
– Prof. Dr. Arno Dal Ri Junior (Coordenador PPGD)
– Reitora Profa. Dra. Roselane Neckel
10h – Conferência de Abertura
– Prof. Dr. Jorge E. Viñuales (Cambridge-Inglaterra)
14h – Mesa “Recursos Genéticos”
– Presidente da mesa: Prof. Dr. Rogério Silva Portanova (CCJ/UFSC)
– Profa. Dra. Juliana Santilli (MPDFT/IEB/ISA)
– Profa. Dra. Rosa Míriam de Vasconcelos (EMBRAPA/CGEN)
– Prof. Dr. Miguel Pedro Guerra (CCA/UFSC)
19h – Conferência
– Profa. Dra. Catherine Tinker (Pace Law-EUA)
– Prof. Dr. José Rubens Morato Leite
Dia 18 de Agosto de 2015
9h – Mesa “Mudanças Climáticas”
– Presidente da mesa: Prof. Mikhail Vieira Cancellier de Olivo (UFSC)
– Profa. Dra. Andréa Souza Santos (Fundo Verde-UFRJ/PBMC)
– Prof. André Soares Oliveira (UFRGS/UFSC)
– Prof. Dr. Evaristo Eduardo Miranda (EMBRAPA/GITE)
14h – Apresentações de Artigos
19h – Conferência de Encerramento
– Prof. Dr. Ozorio J. M. Fonseca  (UEA)

Deixe um Comentário